Publicado em

Estudo encontra conexão entre boa saúde e casamento feliz

Nos Estados Unidos um estudo que ouviu milhares de pessoas casadas durante 20 anos apontou evidências científicas na conexão entre casamento feliz e boa saúde.

O levantamento analisou informações colhidas através de 1.681 pessoas entrevistadas que permaneceram casadas com o mesmo parceiro entre os anos de 1980 e 2000. Os participantes foram divididos em dois grupos: um de casais que tinham entre 18 e 39 anos, e outro de casais entre 40 e 55 anos.

Por 6 vezes durante esse tempo de casados os participantes responderam a perguntas que procuravam medir a felicidade deles no casamento e a existência de problemas conjugais. Os entrevistados também foram convidados a classificar a própria saúde e bem estar como “excelente”, “boa”, “regular” ou “ruim”.

A conclusão da pesquisa foi que há uma relação direta entre a felicidade dos casais e uma boa saúde, independentemente da idade dos cônjuges, embora os cientistas não tenham chegado a uma conclusão sobre qual desses fatores – a saúde ou felicidade – desencadeou o outro.

Mas suspeitam que quando aparece um problema de saúde entre os casais, há muito descanse emocional para cuidado e atenção, fazendo que haja um desequilíbrio entre o tempo e a dedicação que cada cônjuge tenha um com o outro. Algumas das entrevistadas chegaram até relacionar a decoração de casamento como um motivo para a discordai entre o casal.

E nada como uma decoração de casamento simples para manter a calma e a economia no bolso do casal, o que afeta diretamente a saúde e o bem estar.