Publicado em

Como Baixar Pressão Alta Rapidamente: 3 Truques Eficazes

Estresse, má alimentação e sedentarismo, são os maiores causadores da hipertensão. Quando a pressão arterial passa a sofrer alterações recorrentes é preciso ficar em alerta, e consultar um especialista. Mas existem algumas maneiras de baixar pressão alta rapidamente e de forma natural. Por isso, separamos 3 truque eficazes para baixar a pressão alta.

 

Truque 1- Baixar a pressão com dieta

 

Aqueles que sofrem de hipertensão precisam manter uma dieta balanceada. Fazer refeições que contenham grãos integrais, frutas, legumes e laticínios com pouca gordura podem baixar a pressão, principalmente se também tiver pouca gordura saturada, colesterol e sódio.

 

 

Uma forma de controlar a pressão alta é comprando ou fazendo comida com baixo teor de sal. Pois, o sódio causa retenção de fluidos, dando maior volume ao sangue, e para mover esse sangue mais volumoso, o coração precisa bombear mais forte, causando um aumento na pressão arterial. Por isso, para controlar a pressão alta é preciso ficar atento à tabela nutricional dos alimentos, e dosar a quantidade de sal da comida caseira. Uma recomendação médica bastante comum e eficaz são as dietas com pouco sódio, nas quais é possível ingerir uma porção diária de 1100 a 1500 miligramas de sódio. Mas muitos têm dificuldade de ingerir alimentos com pouco sal, para esses, existem inúmeros produtos e temperos que, combinados, realçam o sabor natural dos alimentos, e alguns deles, em particular, podem ajudar a reduzir a pressão, como: pimenta-caiena que expande as veias e melhora o fluxo sanguíneo, cúrcuma que reduz a inflamação no corpo em geral, melhorando, portanto, a função cardiovascular e reduzindo a pressão arterial e o alho que reduz o colesterol e a pressão.

 

 

Os chás de ervas com hibisco podem baixar a pressão rapidamente. Por isso é preciso dosar a quantidade diária. Além de seu poder e eficácia, ele pode ser ingerido de diversas formas. Uma das alternativas de preparo do chá é ferver 1 litro de água junto com 3 colheres de sopa de folhas secas de margarida, 1 colher de sopa de flores de hibisco e 4 colheres de chá de folhas secas de alecrim (acrescentando 1 colher de chá de mel para que o gosto fique mais ameno). Outra maneira de preparar o chá de hibisco é acrescente 2 colheres de sopa cheias do hibisco seco em 1 litro de água fervente (podendo ser ingerido quente ou gelado). Para um resultado positivo é preciso consumir 1 xícara antes de cada refeição.

 

 

Tomar um copo de suco de mirtilo pode baixar a pressão tanto quanto uma taça de vinho. O suco de mirtilo contém antioxidantes conhecidos como proantocianidina, e esses nutrientes reduzem a produção de ET-1 no corpo, conhecido por apertar as veias e aumentar a pressão. Por isso, tomar um copo de suco de mirtilo pela manhã é uma excelente opção para controlar a hipertensão.

 

As frutas e os legumes são importantíssimos para manter uma dieta balanceada. Além disso, boa parte deles têm efeitos benéficos para baixar a pressão. Algumas frutas são excelentes para auxiliar no controle da pressão alta, como os kiwis, que ao comer três por dia durante oito semanas ajudam a reduzir a pressão e a melancia que contem fibras, vitamina A e potássio, todos ligados à redução da pressão. Portanto, incluir várias frutas e legumes ricos em potássio na dieta é o mais indicado para quem tem hipertensão.

 

 

O chocolate amargo é rico em flavonoides. Esses nutrientes dilatam as veias, baixando a pressão.

 

Truque 2- Baixar a pressão com um estilo de vida saudável

O sedentarismo é um dos causadores da hipertensão. Exercitar-se durante um tempo mínimo de 30 minutos, na maioria dos dias da semana, pode baixar a pressão rápida e substancialmente. Não somente fazendo corrida, caminhada e academia, é possível realizar atividade física durante as tarefas em casa. Porém, antes de aumentar a quantidade diária de exercícios, é preciso consultar um médico especialista. Pois o aumento drástico de atividades físicas pode aumentar o risco de ataques de coração ou derrames.

 

 

Uma caminhada mais rápida é um dos exercícios mais simples para ser incluído na rotina, pois andar com passos mais rápidos por 30 minutos pode baixar a pressão em até 8 mm Hg. Outra excelente atividade é andar de bicicleta durante 30 minutos por dia. Vôlei, basquete, dançar, nadar e pular corda também são exercícios indicados. Há também tarefas caseiras diárias que auxiliam no controle da hipertensão, como lavar o carro, lavar as janelas e o chão, cuidar do jardim, varrer as folhas, além de subir e descer as escadas.

 

 

Escutar música relaxante por 30 minutos todos os dias pode ajudar a baixar a pressão, principalmente se fizer isso junto com técnicas de respiração e medicamentos contra a hipertensão. Mas é necessário escolher uma música relaxante, como música clássica, ou mais lenta. Com isso, a pressão pode cair em até 3,2 pontos.

 

A nicotina faz grande mal para a saúde, principalmente para aqueles que sofrem de hipertensão. Então, parar de fumar é o primeiro passo para combater a pressão alta. Fumar ou ficar por perto de fumantes tem grande efeito para o sistema arterial. O cigarro é responsável por aumentar a pressão em 10 mm Hg até uma hora depois de ser usado. Fumar continuamente, faz com que a pressão aumente continuamente. Os mesmos efeitos aplicam-se para pessoas que ficam sempre ao lado de fumantes.

 

 

Uma das melhores formas de baixar a pressão por um longo tempo é perdendo peso. A pressão normalmente aumenta junto com o peso e, perdendo alguns quilos você poderá reduzir sua pressão significantemente. Mas é necessário que a perda de peso seja saudável. Somando uma dieta saudável, com exercícios físicos regulares.

 

Truque 3- Baixar a pressão com chás

 

Os chás são remédios naturais para controle da hipertensão. Há diversos tipos de chá que servem como calmante natural para baixar a pressão.

 

O alho é comprovadamente um bom remédio natural para a hipertensão. Para fazer o chá é preciso amassar 1 dente de alho em 1 xícara de chá de água e deixar ferver por 3 minutos. Após esse período, aguarde amornar, coe e beba. Para maior eficácia, é necessário beber 1 xícara a cada 12 horas.

 

 

O chá de pepino também é uma excelente alternativa para a hipertensão. Além disso, o preparo é relativamente simples: basta bater 1 pepino médio, descascado, no liquidificador e acrescentar 200 ml de água. Caso necessário é possível colocar açúcar para adoçar. Após o preparo, é preciso coar. O chá deve ser consumido antes de todas as refeições.

Compostos de ervas ajudam a controlar a pressão arterial. As ervas presentes são: folha de abacateiro, erva-de-bugre, sete sangrias, chapéu-de-couro e capim cidrão. A junção dessas ervas traz muitos benefícios, não apenas para a pressão arterial, mas também para a saúde. Para preparar o chá basta: ferver 1 litro de água com 3 colheres do composto de ervas. É preciso manter a solução abafada por cerca de 10 minutos, e coar em seguida. O essencial é que se tome de 3 a 4 xícaras ao dia, podendo tomá-lo morno ou gelado.

O chá de alpiste é um ótimo remédio caseiro para tratamento da hipertensão. O preparo do chá é muito simples: basta colocar uma colher de chá de alpiste em uma panela, destampada, com um litro de água, e deixar ferver até que o líquido se reduza à quantidade referente a um copo. Após o preparo, basta coar e deixar esfriar. Não é recomendado o consumo diário desse chá, por isso, é preciso tomá-lo somente duas vezes por semana.

 

A folha de embaúba é indicada para o controle da hipertensão. Para fazer o chá é muito simples: para cada xícara de chá, basta fazer uma infusão, utilizando 1 xícara de água fervente e 1 colher de chá das folhas de embaúba picadas e secas. Após o preparo, é preciso deixar descansar por 10 minutos e coar. Para obter resultados positivos é necessário tomar 3 xícaras desse chá por dia.

 

Uma folha bastante eficaz no controle da hipertensão é a da amoreira. Seu fruto é muito utilizado em geleias e sucos, mas suas folhas são ótimo remédio caseiro para pressão alta quando ingerida como chá. Para preparar o chá de amoreira basta inserir um chumaço de folhas frescas da amoreira em um litro e meio de água fervente. Após o preparo é preciso deixar que o líquido esfrie e coar. Para melhores resultados é necessário beber toda a infusão em pequenos copos durante o dia.

 

As frutas também são ótimas opções para a produção de chá. A Mangaba é uma fruta que possui propriedades vasodilatadoras, que ajudam a baixar a pressão, sendo um ótimo remédio caseiro para hipertensão. Para preparar o chá é muito simples: basta inserir 500 ml de água em uma panela e acrescentar 2 colheres de sopa de casca de mangaba, aguardar até atingir o ponto de fervura. Após o preparo é preciso deixar esfriar e coar a seguir. Para um melhor resultado é necessário tomar de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.