Publicado em Deixe um comentário

Como Baixar Pressão Alta Rapidamente: 3 Truques Eficazes

Estresse, má alimentação e sedentarismo, são os maiores causadores da hipertensão. Quando a pressão arterial passa a sofrer alterações recorrentes é preciso ficar em alerta, e consultar um especialista. Mas existem algumas maneiras de baixar pressão alta rapidamente e de forma natural. Por isso, separamos 3 truque eficazes para baixar a pressão alta. No final do artigo você também vai saber de uma solução natural e altamente poderosa para baixar pressão.

Truque 1- Baixar a pressão com dieta

 

Aqueles que sofrem de hipertensão precisam manter uma dieta balanceada. Fazer refeições que contenham grãos integrais, frutas, legumes e laticínios com pouca gordura podem baixar a pressão, principalmente se também tiver pouca gordura saturada, colesterol e sódio.

 

 

Uma forma de controlar a pressão alta é comprando ou fazendo comida com baixo teor de sal. Pois, o sódio causa retenção de fluidos, dando maior volume ao sangue, e para mover esse sangue mais volumoso, o coração precisa bombear mais forte, causando um aumento na pressão arterial. Por isso, para controlar a pressão alta é preciso ficar atento à tabela nutricional dos alimentos, e dosar a quantidade de sal da comida caseira.

Uma recomendação médica bastante comum e eficaz são as dietas com pouco sódio, nas quais é possível ingerir uma porção diária de 1100 a 1500 miligramas de sódio. Mas muitos têm dificuldade de ingerir alimentos com pouco sal, para esses, existem inúmeros produtos e temperos que, combinados, realçam o sabor natural dos alimentos, e alguns deles, em particular, podem ajudar a reduzir a pressão, como: pimenta-caiena que expande as veias e melhora o fluxo sanguíneo, cúrcuma que reduz a inflamação no corpo em geral, melhorando, portanto, a função cardiovascular e reduzindo a pressão arterial e o alho que reduz o colesterol e a pressão.

 

 

Os chás de ervas com hibisco podem baixar a pressão rapidamente. Por isso é preciso dosar a quantidade diária. Além de seu poder e eficácia, ele pode ser ingerido de diversas formas. Uma das alternativas de preparo do chá é ferver 1 litro de água junto com 3 colheres de sopa de folhas secas de margarida, 1 colher de sopa de flores de hibisco e 4 colheres de chá de folhas secas de alecrim (acrescentando 1 colher de chá de mel para que o gosto fique mais ameno). Outra maneira de preparar o chá de hibisco é acrescente 2 colheres de sopa cheias do hibisco seco em 1 litro de água fervente (podendo ser ingerido quente ou gelado).

Para um resultado positivo é preciso consumir 1 xícara antes de cada refeição. Além do chá de hibisco você pode experimentar este método natural, recomendado por médicos para baixar pressão, clique aqui para saber mais.

 

 

Tomar um copo de suco de mirtilo pode baixar a pressão tanto quanto uma taça de vinho. O suco de mirtilo contém antioxidantes conhecidos como proantocianidina, e esses nutrientes reduzem a produção de ET-1 no corpo, conhecido por apertar as veias e aumentar a pressão. Por isso, tomar um copo de suco de mirtilo pela manhã é uma excelente opção para controlar a hipertensão.

 

As frutas e os legumes são importantíssimos para manter uma dieta balanceada. Além disso, boa parte deles têm efeitos benéficos para baixar a pressão. Algumas frutas são excelentes para auxiliar no controle da pressão alta, como os kiwis, que ao comer três por dia durante oito semanas ajudam a reduzir a pressão e a melancia que contem fibras, vitamina A e potássio, todos ligados à redução da pressão. Portanto, incluir várias frutas e legumes ricos em potássio na dieta é o mais indicado para quem tem hipertensão.

 

 

O chocolate amargo é rico em flavonoides. Esses nutrientes dilatam as veias, baixando a pressão.

Truque 2- Baixar a pressão com um estilo de vida saudável

O sedentarismo é um dos causadores da hipertensão. Exercitar-se durante um tempo mínimo de 30 minutos, na maioria dos dias da semana, pode baixar a pressão rápida e substancialmente. Não somente fazendo corrida, caminhada e academia, é possível realizar atividade física durante as tarefas em casa. Porém, antes de aumentar a quantidade diária de exercícios, é preciso consultar um médico especialista. Pois o aumento drástico de atividades físicas pode aumentar o risco de ataques de coração ou derrames.

 

 

Uma caminhada mais rápida é um dos exercícios mais simples para ser incluído na rotina, pois andar com passos mais rápidos por 30 minutos pode baixar a pressão em até 8 mm Hg. Outra excelente atividade é andar de bicicleta durante 30 minutos por dia. Vôlei, basquete, dançar, nadar e pular corda também são exercícios indicados. Há também tarefas caseiras diárias que auxiliam no controle da hipertensão, como lavar o carro, lavar as janelas e o chão, cuidar do jardim, varrer as folhas, além de subir e descer as escadas.

 

 

Escutar música relaxante por 30 minutos todos os dias pode ajudar a baixar a pressão, principalmente se fizer isso junto com técnicas de respiração e medicamentos contra a hipertensão. Mas é necessário escolher uma música relaxante, como música clássica, ou mais lenta. Com isso, a pressão pode cair em até 3,2 pontos.

 

A nicotina faz grande mal para a saúde, principalmente para aqueles que sofrem de hipertensão. Então, parar de fumar é o primeiro passo para combater a pressão alta. Fumar ou ficar por perto de fumantes tem grande efeito para o sistema arterial. O cigarro é responsável por aumentar a pressão em 10 mm Hg até uma hora depois de ser usado. Fumar continuamente, faz com que a pressão aumente continuamente. Os mesmos efeitos aplicam-se para pessoas que ficam sempre ao lado de fumantes.

 

 

Uma das melhores formas de baixar a pressão por um longo tempo é perdendo peso. A pressão normalmente aumenta junto com o peso e, perdendo alguns quilos você poderá reduzir sua pressão significantemente. Mas é necessário que a perda de peso seja saudável. Somando uma dieta saudável, com exercícios físicos regulares.

 

Truque 3- Baixar a pressão com chás

 

Os chás são remédios naturais para controle da hipertensão. Há diversos tipos de chá que servem como calmante natural para baixar a pressão.

 

O alho é comprovadamente um bom remédio natural para a hipertensão. Para fazer o chá é preciso amassar 1 dente de alho em 1 xícara de chá de água e deixar ferver por 3 minutos. Após esse período, aguarde amornar, coe e beba. Para maior eficácia, é necessário beber 1 xícara a cada 12 horas.

 

 

O chá de pepino também é uma excelente alternativa para a hipertensão. Além disso, o preparo é relativamente simples: basta bater 1 pepino médio, descascado, no liquidificador e acrescentar 200 ml de água. Caso necessário é possível colocar açúcar para adoçar. Após o preparo, é preciso coar. O chá deve ser consumido antes de todas as refeições.

Compostos de ervas ajudam a controlar a pressão arterial. As ervas presentes são: folha de abacateiro, erva-de-bugre, sete sangrias, chapéu-de-couro e capim cidrão. A junção dessas ervas traz muitos benefícios, não apenas para a pressão arterial, mas também para a saúde. Para preparar o chá basta: ferver 1 litro de água com 3 colheres do composto de ervas. É preciso manter a solução abafada por cerca de 10 minutos, e coar em seguida. O essencial é que se tome de 3 a 4 xícaras ao dia, podendo tomá-lo morno ou gelado.

O chá de alpiste é um ótimo remédio caseiro para tratamento da hipertensão. O preparo do chá é muito simples: basta colocar uma colher de chá de alpiste em uma panela, destampada, com um litro de água, e deixar ferver até que o líquido se reduza à quantidade referente a um copo. Após o preparo, basta coar e deixar esfriar. Não é recomendado o consumo diário desse chá, por isso, é preciso tomá-lo somente duas vezes por semana.

 

A folha de embaúba é indicada para o controle da hipertensão. Para fazer o chá é muito simples: para cada xícara de chá, basta fazer uma infusão, utilizando 1 xícara de água fervente e 1 colher de chá das folhas de embaúba picadas e secas. Após o preparo, é preciso deixar descansar por 10 minutos e coar. Para obter resultados positivos é necessário tomar 3 xícaras desse chá por dia.

 

Uma folha bastante eficaz no controle da hipertensão é a da amoreira. Seu fruto é muito utilizado em geleias e sucos, mas suas folhas são ótimo remédio caseiro para pressão alta quando ingerida como chá. Para preparar o chá de amoreira basta inserir um chumaço de folhas frescas da amoreira em um litro e meio de água fervente. Após o preparo é preciso deixar que o líquido esfrie e coar. Para melhores resultados é necessário beber toda a infusão em pequenos copos durante o dia.

 

As frutas também são ótimas opções para a produção de chá. A Mangaba é uma fruta que possui propriedades vasodilatadoras, que ajudam a baixar a pressão, sendo um ótimo remédio caseiro para hipertensão. Para preparar o chá é muito simples: basta inserir 500 ml de água em uma panela e acrescentar 2 colheres de sopa de casca de mangaba, aguardar até atingir o ponto de fervura. Após o preparo é preciso deixar esfriar e coar a seguir. Para um melhor resultado é necessário tomar de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *