Publicado em

Pressão Alta: O que Fazer? 10 Dicas Eficazes e Naturais

A hipertensão é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo. Mas porque a pressão aumenta? A hipertensão primária, ou seja, quando não se sabe a causa, é a mais frequente. Pois, por muitas vezes não há sintomas ou evidências do causador dessa elevação. Porém, se for um problema recorrente é preciso consultar um especialista. Antes ou após o diagnóstico é possível utilizar alguns métodos para controlar a pressão. Existem formas naturais eficazes para controlar ou evitar o aumento da pressão arterial, por isso, separamos 10 dicas para auxiliá-los.

 

1. Alimentos naturais e com baixo teor de sal ajudam a controlar pressão alta

Os alimentos naturais são importantíssimos no combate à hipertensão. Uma forma de controlar a pressão alta é comprando ou fazendo comida com baixo teor de sal. Pois, o sódio causa retenção de fluidos, dando maior volume ao sangue, e para mover esse sangue mais volumoso, o coração precisa bombear mais forte, causando um aumento na pressão arterial. Por isso, para controlar a pressão alta é preciso ficar atento à tabela nutricional dos alimentos, e dosar a quantidade de sal da comida caseira.

 

2. Alimentos com sal à base de potássio auxiliam no controle a pressão alta

Os alimentos ingeridos são extremamente importantes no controle da hipertensão. Há diversos chás para baixar a pressão arterial, mas os alimentos ingeridos diariamente fazem total diferença para esse controle. Uma recomendação médica bastante comum e eficaz são as dietas com pouco sódio, nas quais é possível ingerir uma porção diária de 1100 a 1500 miligramas de sódio. Mas muitos têm dificuldade de ingerir alimentos com pouco sal, para esses, existem inúmeros produtos e temperos que, combinados, realçam o sabor natural dos alimentos. Os produtos com potássio, cloreto de potássio ou sal de ervas são os mais recomendados. Mas, essas alternativas com o sal à base de potássio devem ser usadas com moderação, já que seu sabor é diferente do cloreto de sódio.

 

3. Dieta magra e moderada é essencial para controlar a pressão alta

Para controlar a hipertensão, não é apenas necessário o controle diário da quantidade de sódio dos alimentos, mas também manter uma dieta magra e moderada. Há alguns alimentos extremamente prejudiciais para aqueles que têm pressão alta e devem ser evitados. É preciso evitar estimulantes, cafeína, carboidratos brancos, apesar de o macarrão não se transformar em açúcar tão rapidamente, precisa ser ingerido com uma menor frequência. Pães, biscoitos e bolos também precisam ser evitados. Doces, refrigerantes e gorduras excessivas. As frituras devem ser reduzidas ou até mesmo evitadas. Seguir uma dieta com mais legumes e verduras, sem exagerar nas carnes, leite e ovos é a melhor opção.

 

4. Substituir a cafeína por chá ajuda a controlar a pressão alta

O café é um dos vilões para aqueles que têm hipertensão. Parar ou evitar o consumo de café e outras bebidas cafeinadas ajudará no controle da pressão arterial. Por ser estimulante do sistema nervoso, apenas uma ou duas xícaras de café podem elevar a pressão arterial. Pois, nervos agitados podem causar uma aceleração nos batimentos cardíacos. Uma boa alternativa para aqueles que bebem muita cafeína é o chá. Há diversos sabores de chá que são ajudadores no controle da hipertensão. Chá de composto de ervas, embaúba, Camomila e mangaba são alguns deles.

 

5. Aumentar a quantidade de fibras é uma ótima alternativa no controle da pressão alta

Além de reduzir o sódio e seguir uma dieta balanceada é preciso aumentar a quantidade de fibras. As fibras limpam o organismo como se fossem mini-esponjas, ajudando a controlar a pressão arterial ao regular o sistema digestivo. Existem diversos alimentos ricos em fibra. A maioria dos legumes e verduras, especialmente os folhosos, possui uma grande quantidade de fibra. Várias frutas, nozes e legumes, além de feijões e ervilhas, são ricos em fibras, assim como produtos integrais.

 

6. Remédios caseiros é uma ótima opção para o controle da hipertensão

Existem diversos remédios caseiros que auxiliam no combate a hipertensão. Apensar de serem naturais é necessário conversar com o médico para saber se esta pode ser uma alternativa segura. Mas, uma opção natural e eficaz que não necessita de prescrição médica são os chás, dentre eles o chá de composto de ervas, embaúba, Camomila e mangaba entre outros. Há alguns suplementos para a diminuição da pressão arterial, são eles: coenzima Q10, ômega-3, óleo de peixe, alho, cúrcuma, gengibre, pimenta caiena, azeite de oliva, nozes, cimicifuga racemosa, crataegus laevigata (também conhecido como estrepeiro ou espinha branca), magnésio e cromo.

 

7. Tomar vitamina B ajuda a controlar a pressão alta

Todos os tipos de vitamina são excelentes para a saúde. A vitamina B em especial é uma ótima opção para aqueles que buscam controlar a hipertensão. Tomar vitaminas como a B12, a B6 e a B9 ou ingerir alimentos que as possuam ajuda nivelar a pressão arterial. Essas vitaminas podem ajudar a baixar os níveis de homocisteína no sangue, esses níveis são responsáveis por causar complicações cardíacas. Alimentos como banana, carnes, fígado, folhas verde-escuras, cereais, ovos e beterraba, contêm esses nutrientes.

 

8. Ingerir alimentos com ômega-3 ajuda a controlar a hipertensão

Uma alternativa para controlar a pressão alta é comer alimentos ricos em ômega-3 e minerais como o potássio. Alimentos como tomate e suco de tomate, batatas, feijões, cebola, laranja, frutas e frutas secas são ricos em ômega-3. Comer peixe duas vezes por semana ou mais também é uma excelente alternativa. Há diversos peixes ricos em proteínas e em ácidos graxos, incluindo salmão, cavala e arenque. Eles baixam gorduras conhecidas como triglicerídeos e aumentam a saúde cardíaca geral.

 

9. Exercícios físicos e perda de peso ajudam a controlar a pressão alta

Manter uma atividade física regular é uma ótima alternativa para controlar a hipertensão. Aqueles que estão acima do peso ou vivem no sedentarismo tem maior probabilidade de desenvolver problemas cardíacos. Então, é preciso manter uma vida ativa e saudável para prevenir ou controlar a pressão alta.

 

10. Limonada com água de coco ajuda a baixar a pressão alta

A limonada com água de coco é um ótimo remédio caseiro para controlar a pressão. Ela possui propriedades diuréticas que ajudam a regular a tensão das artérias. Para preparar esse remédio caseiro é muito simples: basta espremer 3 limões em um recipiente com 200ml de água de coco e misturar. Para melhor eficácia é preciso consumir essa mistura uma vez por dia.