Publicado em

20 Remédios Caseiros para Controlar de vez a Pressão Alta

 

A hipertensão é um problema que afeta milhares de pessoas no mundo. Por esse motivo, foram desenvolvidos diversos medicamentos para controle da pressão arterial. Em meio a tantas alternativas de combate da pressão alta, existem os remédios caseiros, que são uma forma natural e eficaz para controle de hipertensão. Esses remédios auxiliam no controle da pressão alta, e muitas vezes são desconhecidos por diversos médicos da área. Para ajudá-los, separamos algumas alternativas caseiras para controlar a pressão alta.

 

1- Remédio caseiro para pressão alta: chá de alho

 

Pode parecer estranho, mas o alho é comprovadamente um bom remédio natural para diversas doenças, e entre elas está a hipertensão. O chá caseiro de alho é um excelente remédio para baixar a pressão. Para fazer o chá é muito simples: basta amassar 1 dente de alho em 1 xícara de chá de água e deixar ferver por 3 minutos. Após esse período, é preciso aguardar amornar, coar e estará pronto para beber. Para maior eficácia, é necessário beber 1 xícara a cada 12 horas.

 

2- Remédio caseiro para pressão alta: Limonada com água de coco

 

A limonada com água de coco é um ótimo remédio caseiro para controlar a hipertensão. Por possuir propriedades diuréticas que ajudam a regular a tensão das artérias, ela acaba por baixar a pressão alta. Com sabor mais ameno, a limonada com água de coco é uma opção saudável e refrescante. Para preparar esse remédio caseiro basta espremer 3 limões em um recipiente com 200ml de água de coco e misturar. Para melhor eficácia é preciso consumir essa mistura uma vez por dia.

 

3- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de Melissa ou Erva Cidreira

 

Chá de melissa ou erva cidreira, ambos são calmantes naturais e são consideradas excelentes opções para controlar a pressão. Para preparar o chá é necessário ferver, junto com 2 xícaras de chá de água: 1 colher de chá de folhas picadas de erva cidreira ou melissa e 1 colher de chá de folhas frescas de maracujá. Após o preparo, é preciso aguardar amornar e coar. Para melhores resultados, é indicado beber 1 xícara 3 vezes ao dia.

 

4- Remédio caseiro para pressão alta: vitamina B

 

Existem diversos tipos de vitaminas, e todos eles são excelentes para a saúde. A vitamina B em especial é uma ótima opção para quem busca controlar a pressão alta. Tomar ou ingerir alimentos que possuam vitaminas como a B12, a B6 e a B9 ajuda nivelar a pressão arterial. Essas vitaminas ajudam a baixar os níveis de homocisteína no sangue (esses níveis são responsáveis por causar complicações cardíacas). Há diversos alimentos que contém esses nutrientes. Alguns bons exemplos são: banana, carnes, fígado, folhas verde-escuras, cereais, ovos e beterraba.

 

5- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de Hibisco

 

O hibisco é um ingrediente riquíssimo, pois possui propriedades que ajudam a combater a hipertensão, agindo como um calmante natural. O hibisco é bastante versátil. Por seu poder e eficácia, ele pode ser ingerido de diversas formas. Uma das alternativas de preparo do chá é ferver 1 litro de água junto com 3 colheres de sopa de folhas secas de margarida, 1 colher de sopa de flores de hibisco e 4 colheres de chá de folhas secas de alecrim (acrescentando 1 colher de chá de mel para que o gosto fique mais ameno). Outra maneira de preparar o chá de hibisco é acrescentando 2 colheres de sopa cheias do hibisco seco em 1 litro de água fervente (podendo ser ingerido quente ou gelado). Para um resultado positivo, é preciso consumir 1 xícara antes de cada refeição.

 

6- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de Pepino

 

O chá de pepino é uma excelente alternativa para quem quer combater os males da pressão alta. Com um preparo simples e rápido, é uma excelente opção para controlar a hipertensão. Para prepará-lo basta bater 1 pepino médio, descascado, no liquidificador e acrescentar 200 ml de água. Caso necessário é possível colocar açúcar para adoçar. Após o preparo, é preciso coar. O chá deve ser consumido antes de todas as refeições.

 

7- Remédio caseiro para pressão alta: Ingerir alimentos com ômega-3

 

Uma outrA alternativa para controlar a hipertensão é ingerir alimentos ricos em ômega-3 e minerais, como o potássio. Existem diversos alimentos que possuem esses nutrientes. Alguns deles são: tomate e suco de tomate, batatas, feijões, cebola, laranja, frutas e frutas secas. Todos esses contém ômega-3. Outra excelente opção é comer peixe duas vezes por semana ou mais. Há diversos peixes ricos em proteínas e em ácidos graxos, incluindo salmão, cavala, sardinha e arenque. Eles baixam gorduras conhecidas como triglicerídeos e aumentam a saúde cardíaca geral.

 

8- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de Embaúba

 

Embaúba é uma árvore brasileira. Suas folhas são excelentes para o controle da pressão alta. Essas folhas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais. Para fazer o chá é muito simples: para cada xícara de chá, basta fazer uma infusão, utilizando 1 xícara de água fervente e 1 colher de chá das folhas de embaúba picadas e secas. Após o preparo, é preciso deixar descansar por 10 minutos e coar. Para obter resultados positivos, é necessário tomar 3 xícaras desse chá por dia.

 

9- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de alface

 

Muitos não sabem, mas a alface é um calmante natural, sendo uma excelente alternativa para baixar a pressão alta. Muito comum em saladas, as folhas de alface são mais eficazes para hipertensão quando ingeridas como chá. Para preparar o chá, basta colocar 3 folhas secas em 250 ml de água fervente. Após o preparo é preciso coar. O chá pode ser ingerido quando esfriar.

 

10- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de Mangaba

 

As frutas também são ótimas opções para a produção de chá. A Mangaba é uma fruta que possui propriedades vasodilatadoras e que ajudam a baixar a pressão, sendo um ótimo remédio caseiro para hipertensão. Para preparar o chá é muito simples: basta inserir 500 ml de água em uma panela e acrescentar 2 colheres de sopa de casca de mangaba. Aguarde até atingir o ponto de fervura. Após o preparo é preciso deixar esfriar e coar a seguir. Para um melhor resultado é necessário tomar de 2 a 3 xícaras deste chá por dia. Uma alternativa para quem não gosta de chá é comer a fruta, porém o chá age de forma mais eficaz.

 

11- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de amoreira

 

Uma folha bastante eficaz no controle da hipertensão é a da amoreira. Seu fruto é muito utilizado em geleias e sucos, mas suas folhas são ótimo remédio caseiro para pressão alta quando ingerida como chá. Para preparar o chá de amoreira, basta inserir folhas frescas da amoreira em um litro e meio de água fervente. Após o preparo, é preciso deixar que o líquido esfrie para então coar. Para melhores resultados, beba toda a infusão em pequenos copos durante o dia.

 

12- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de Camomila e hortelã

 

Uma junção excelente para o controle da hipertensão é a camomila e a hortelã. Ambos têm propriedades calmantes, sendo excelentes opções para quem precisa baixar a pressão alta.  Para ajudar a manter a calma e o ritmo cardíaco, basta juntar esses dois ingredientes. Para preparar esse chá é muito simples: use 2 colheres de chá de flores secas de camomila  e 1 de hortelã por xícara, colocando água quente e em seguida e deixando em infusão por 3 minutos. Após o preparo, basta coar e adicionar mel (se preferir), pois ele ajuda a ajustar o sabor.

 

13- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de composto de ervas

 

Compostos de ervas ajudam a controlar a pressão arterial e diminuir as dores de cabeça. As ervas presentes são: folha de abacateiro, erva-de- bugre, sete sangrias, chapéu-de- couro e capim-cidrão. A junção dessas ervas traz muitos benefícios, não apenas para a pressão arterial, mas também para a saúde. Para preparar o chá, basta ferver 1 litro de água com 3 colheres do composto de ervas. É preciso manter a solução abafada por cerca de 10 minutos, e coar em seguida. O essencial é que se tome de 3 a 4 xícaras ao dia, podendo tomá-lo morno ou gelado.

 

14- Remédio caseiro para pressão alta: Suco de berinjela com laranja

Um bom remédio natural para a pressão alta é tomar diariamente o suco de berinjela com laranja, pois ajuda a diminuir a pressão. Esse suco ajuda a controlar a pressão alta, além de auxiliar a eliminar as placas de gordura do interior das artérias, equilibrando a pressão do sangue nos vasos. Para prepara o suco é muito simples: basta bater no liquidificador ½ berinjela crua com casca e 1 laranja com bagaço, mas sem casca, com ​1 copo de água. Ingerir logo após o preparo, preferencialmente pela manhã e sem açúcar.

 

15- Remédio caseiro para pressão alta: vitamina de goiaba

 

Um ótimo remédio caseiro para pressão alta é a vitamina de goiaba. Além de

ter vitaminas B2, A e C, a goiaba é fonte de licopeno e fibras solúveis. Essas substâncias ajudam a diminuir o colesterol e a pressão sanguínea. A ação dessa fruta também ajuda a diminuir as resistências nos vasos sanguíneos e melhorar a circulação. Para fazer a vitamina, basta bater no liquidificador 2 goiabas vermelhas com 500 ml de leite desnatado e 2 colheres de sopa de mel, até adquirir uma consistência cremosa. Para uma maior eficácia, é preciso beber a vitamina de goiaba pelo menos 3 vezes por semana.

 

16- Remédio caseiro para pressão alta: Sementes de feno-grego

 

Devido ao seu alto teor de potássio e fibra dietética, as sementes de feno-grego são eficazes para baixar a tensão arterial elevada, podendo ser ingeridas como chá ou pasta. Para fazer o chá, basta ferver de 1 a 2 colheres de chá de sementes de feno-grego em água fervente por cerca de dois minutos, e depois coar. Já para fazer a pasta, é só colocar as sementes em um liquidificador e misturar até formar uma substância pastosa. O chá ou a pasta devem ser ingeridos duas vezes por dia, uma de manhã com o estômago vazio e uma de noite.

 

17- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de alecrim, cana e quebra-pedra

 

Chá de alecrim, cana e quebra-pedra é um excelente remédio caseiro, bastante eficiente, contra a pressão alta. Para o preparo é preciso: colocar 1 colher de sopa de alecrim, a mesma quantidade de quebra-pedra e 10 folhas de cana-de-açúcar em 500 ml de água fervente. Após o preparo, é necessário abafar a infusão por alguns minutos, coar e adoçar com mel ou açúcar, caso preferir. Para melhor eficácia é preciso tomar o chá nos intervalos das refeições.

 

18- Remédio caseiro para pressão alta: mel

 

Por ter poder de reduzir a pressão a partir do coração e também ter um efeito calmante sobre os vasos sanguíneos, o mel é um excelente remédio natural para redução da pressão arterial elevada. Há diversas formas de obter esses benefícios: comendo duas colheres de chá de mel com o estômago vazio todas as manhãs. Misturando uma colher de chá de mel e suco de gengibre com duas colheres de chá de pó de sementes de cominho (comendo duas vezes por dia). Ou então misturando suco de manjericão e mel em quantidades iguais, tomando com o estômago vazio todos os dia.

19- Remédio caseiro para pressão alta: Banana

As bananas são uma rica fonte de potássio, o que diminui o efeito de sódio, sendo excelentes para o controle da hipertensão. Para desfrutar dos efeitos da banana basta comer uma ou duas por dia.

 

20- Remédio caseiro para pressão alta: Chá de alpiste

 

O chá de alpiste é um ótimo remédio caseiro para diversos tratamentos, dentre eles a diabetes, edemas, tratamento da retenção de líquidos e hipertensão. O preparo do chá é muito simples: basta colocar uma colher de chá de alpiste em uma panela destampada com um litro de água e deixar ferver até que o líquido se reduza à quantidade referente a um copo. Após o preparo, basta coar e deixar esfriar. Não é recomendado o consumo diário desse chá, por isso, é preciso tomá-lo somente duas vezes por semana.