O Governo Federal criou em junho de 2004 o Programa Farmácia Popular do Brasil. Com a Rede Própria, a principal finalidade é a de levar medicamentos essenciais com baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas.

Em 2006 a iniciativa expandiu e alcançou a rede privada, sendo chamado de “Aqui Tem Farmácia Popular”. Além dos medicamentos para hipertensão e diabetes, também são atendidas a asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos estão disponíveis na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.

Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão que são gratuitos, o programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece preços até 90% menores dos que são cobrados nos estabelecimentos privados não cadastrados. O objetivo é atingir a parcela da população que não busca assistência no SUS, mas tem dificuldade para manter tratamento devido ao alto preço dos medicamentos.

Hoje, mais de 2,5 mil municípios possuem estabelecimentos do programa e cerca de 1,3 milhão de brasileiros por mês são beneficiados. Destes, cerca de 660 mil são hipertensos e 300 mil diabéticos.