Os níveis elevados de glicemia no sangue causam danos nos vasos e geram várias outras complicações em longo prazo. Manter o controle da taxa de glicose é imprescindível para evitar estes transtornos.
Cegueira: as alterações nos vasos sanguíneos dos olhos podem provocar sangramentos e lesões na retina levando a perda da visão, chamada de retinopatia diabética.
Problemas cardiovasculares: As alterações nos vasos sanguíneos atingem o cérebro, coração e membros inferiores e podem ocorrer derrame cerebral, infarto e angina.
Amputação de membros inferiores: As lesões nos vasos geram problemas de circulações e diminuem a sensibilidade nos membros inferiores. O pé do paciente diabético é suscetível a feridas com difícil cicatrização que podem se transformar em úlceras. No caso de infecções, é necessária a amputação.
Impotência: o problema de circulação pode atingir o pênis e causar problemas de ereção.
Insuficiência renal: Os problemas de circulação comprometem também a filtração do sangue pelos rins. Caso não seja iniciado o tratamento com a medicação adequada, o quadro pode resultar em falência renal.
|