Conheça quais são as etapas do ciclo da doença e quais são os problemas que causam no organismo.
1.  
O excesso de glicose em circulação se acumula no sangue e o paciente diabético apresenta o quadro chamado de hiperglicemia.
2. 
O organismo tenta eliminar este excesso de açúcar pela urina, por isso o aumento da frequência das idas ao banheiro. Desta forma, o organismo vai se desidratando e o diabético sente uma sede exagerada.
3. 
Como não recebe glicose, o organismo entende que está falando energia e ativa os mecanismos de emergência para suprir esta necessidade. O fígado aumenta a produção de glicose e o tecido gorduroso queima seus estoques. Com isso, o nível de açúcar no sangue aumenta ainda mais e a pessoa emagrece, sentindo fraqueza e cansaço.
4. 
Ao sentir fraqueza, a pessoa sente também mais fome e aumenta a ingestão de alimentos. Outro fator que contribui para a alta da glicose no sangue. A queima do tecido adiposo resulta em alguns compostos chamados de cetonas que são liberados pela respiração e pela urina. Estes compostos são os responsáveis pelo cheiro levemente adocicado de pacientes diabéticos.