Posted on

7 passos para uma vida saudável

Você tem diabetes? Sabia que existe um provam de 7 passos para uma vida saudável sendo portador da doença? Mas antes de começar, vamos aos princípios básicos sobre a diabetes…

O que é Diabetes?

A Sociedade Brasileira de Diabetes divulgou no ano passado um número alarmante sobre a doença. Temos em média, mais de 12 milhões de brasileiros com a doença hoje em dia. Mas muitos não sabem ainda o que é a diabetes, como ela surge, os tipos e como acabar com a doença de uma forma controlada e segura.

Por isso, vamos explicar nesse post como funciona o programa 7 passos para uma vida saudável e sanar todas as suas dúvidas sobre essa doença crônica, que vem sendo contraída por quase 13 milhões de brasileiros.

Primeiro precisamos começar explicando que a diabetes ataca diretamente o seu metabolismo, ou seja é uma espécie de síndrome metabólica que tem diversas origens.

Essa doença acontece por causa da falta de insulina, ou até mesmo provê da incapacidade de funcionamento adequado da insulina no seu corpo. O que causa um aumento brusco de glicose no seu sangue.

A diabetes pode ocorrer por quê a insulina (que é um hormônio) não consegue agir da maneira certa no corpo. Mas para explicar isso, precisamos entender a fisiologia do seu corpo: o pâncreas, principal responsável pela produção do hormônio (insulina), não consegue mais produzi-lo mais em um quantidade considerável o suficiente para suprir todas as necessidades e pedidos do seu corpo, e como a insulina é a responsável pela redução de glicemia no seu organismo, o que faz com que o açúcar que está no seu sangue vá paras suas células em forma de energia, o açúcar fica direto no seu sangue, o que causa, como consequência, a diabetes.

Tipos de Diabetes

Existem diversos tipos de diabetes, vamos separar 3 tipos abaixo (diabetes 1, 2 e 3), dessa forma você poderá ver alguns sintomas, e como funciona os cuidados e tratamentos que cada tipo da doença pede.

 

Diabetes tipo 1

 

Esse tipo de diabetes é autoimune, ou seja, é uma doença que é causada pela falta de insulina no organismo, o que gera acúmulo de glicose diretamente no sangue, levando a diabetes.

 

Os sintomas principais desse tipo de diabetes são:

  • Uma grande vontade ir ao banheiro (urinas)
  • Boca constantemente seca
  • Sem causa aparente, uma diminuição/perda de peso relevante

 

Existem tratamentos para esse tipo de diabetes. Estes são: Insulina aplicada diretamente por agulhas no corpo, e alimentação com muito pouco carboidratos, além de sem ter açúcar algum. Outra coisa importante é o descanso, e a prática constante de exercícios físicos, sempre acompanhado de orientações específicas médicas, e um personal trainer, se possível.

 

Diabetes tipo 2

 

O segundo tipo de diabetes, é o tipo 2. Esse tipo da doença é causada por hábitos ruins durante a vida, e fatores genéticos. Como o consumo exagerado de alimentos que contenham grandes quantidade de açúcar, ou por falta de exercício físico, chegando até a obesidade, ou até mesmo ao sedentarismo.

 

A diabetes 2 tem sintomas mais específicos que aparecem geralmente sob a forma de:

 

  • Sensações contínuas de sede incontrolável.
  • Bastante fome, sem ter muito motivo.
  • Vontade de ir ao banheiro (Urina).
  • Grande dificuldade em cicatrização de diversos tipos de ferida
  • Visão turva, sem aparente motivo.

 

Em comparação com a diabetes tipo 1 , o tratamento de diabetes tipo 2 é bem similar. Algo que é necessário ressaltar é que dependendo do estado físico do paciente, pode não ser necessário o uso contínuo, ou até mesmo diário, de insulina.

É possível resolver com remédios orais, alimentação adequada. Isso de fato já se desenrola para controlar a doença, a longo prazo.

Como acabar com a diabetes.

É possível reverter a diabetes, acabando com ela. Mas como acabar com a diabetes? Essa é uma pergunta importante, e não é nenhum segredo. Essa solução se divide em duas partes:

 

Parte 1 – Exercícios físicos.

A prática de exercício físicos é conhecida mundialmente como um fator reversor das maiorias das doenças. Seja ansiedade, depressão ou até mesmo diabetes. Se exercitar é essencial para qualquer pessoa com diabetes, independentemente do tipo. Os pacientes dessa doença precisam realmente entender que correr, ou praticar musculação, lutas ou qualquer outro esporte tem um benefício gigantesco na luta contra a diabetes, e no aumento de qualidade de vida.

Isso ocorre por quê os exercícios físicos queimam o açúcar (que tendem a se acumular no seu sangue, quando se tem diabetes) de uma forma rápida e controlada. Então essa é a parte 1 para acabar de vez com a diabetes.

Parte2 – Alimentação regrada

Não é segredo algum que existem certos alimentos que são altamente recomendáveis para que a diabetes esteja em uma situação controlada. Esses alimentos ajudam a controlar o açúcar no seu sangue. Você pode ver o exemplo de 4 alimentos desses abaixo:

  • Amêndoas: As amêndoas são ótimas para quem não tem tempo de comer muito, porém sempre está com fome. Esse tipo de alimento consegue te deixar satisfeito, sem prejudicar de qualquer forma o açúcar no seu sangue. É uma opção para lanche da tarde, ou até mesmo lanches rápidos.
  • Linhaça: Experimente tomar linhaça no café da manhã, colocando no leite, e fazendo uma vitamina. Além de ser um alimento que serve para diversos tipos de alimentos, ele não influencia em nada o açúcar no seu sangue.
  • Peixes: Todos os peixem possuem algo extremamente nutritivo chamado ômega 3. O ômega 3 é uma fonte de ácidos graxos importantes para o funcionamento do corpo inteiro. Os peixes possuem essa fonte, que é tipo uma gordura insaturada que auxilia diretamente na redução de níveis de triglicerídeos. Isso balanceia o seu sangue de uma forma correta.
  • Chocolate: Você deve estar pensando que eu estou maluco em oferecer chocolate para diabéticos, não importante qual nível de diabete.

Mas sim, chocolate é uma ótima opção, agora, calma lá, não é qualquer tipo de chocolate que serve.

Chocolates com açúcar seriam um perigo gigantesco para quem tem diabetes. Afinal, por quê colocar mais açúcar no sangue que já tem açúcar em excesso? Mas existem tipos de chocolate que são apenas amargos. Eles têm um porcentual de cacau acima de 70%,  e são ricos em diversas substância que diminuem o LDL. Então é possível comer chocolate, e ainda ser saudável, combatendo e acabando com a diabetes.

Para mais informações acesse este vídeo sobre o alimento perfeito para acabar com a diabetes!